domingo, 5 de novembro de 2017

O Valor de Um Sorriso.

    A nossa necessidade de sorrir para a vida é indispensável, é só através do sorriso que conseguimos liberar a nossa criança interior,  deixando que ela venha fluindo em busca da liberdade. Liberdade que foi ficando esquecida no passado, presa na masmorra, levando-a, a esquecer da beleza de um sorriso verdadeiro. Quando essa criança é liberada a nossa vida é transformada, tudo que nos incomodava antes vai desaparecendo e permitindo que a felicidade seja a nossa companheira. Aquele mau humor que nos deixava com uma cara de maracujá já não faz mais parte do nosso dia, foi substituído pelo sorriso. Quando adquirimos o habito de sorrir passamos a atrair coisas boas a nossa volta, o que existe de bom dentro de cada um de nós passa a ser percebido por aqueles que vivem ao nosso redor, quando afastamos os pensamentos negativos que tanto nos dominaram, e influenciaram fazendo com que venhamos a perder a nossa autoestima começamos a vê um mundo diferente. Um mundo cheio de possibilidade. 

 Nosso maior erro é dá poder para alguém destruir o que temos de tão belo! O amor próprio, o prazer de se olhar no espelho e dizer (Eu sou bonita) O amor próprio, é essencial para a construção de uma vida confiante e equilibrada diante dos problemas que o mundo nos trás. A confiança é a força que precisamos diante das dificuldades que surgem no decorrer da caminhada. Quantas vezes paramos, indeciso e nos perguntamos, se devemos ou não continuar? È aí que surgem uma força inesperada nos levando pra a frente e falando lá no fundo da nossa alma. Você pode. Você é capaz de ir muito mais além do que imagina, confie na sua capacidade não tenha medo, de dentro de você surgi o inesperado. Um ser capaz de ir ao topo da montanha com uma rapidez surpreendente. E com tamanha gratidão expressamos a nossa alegria com um amável sorriso nos lábios, com o coração transbordando de felicidade ao percebemos que fizemos o contrario do que nos foi falado durante anos. Aquela voz que ficou anos no nosso ouvido, você não pode, você é uma pessoa fraca não tem capacidade para dar um passo sozinho, sempre vai precisar de alguém para te ajudar, de repente a águia se revela na pessoa que você é. 

Começamos a descobrir os benefícios do sorriso a capacidade que ele tem de tornar a vida mais leve tirando o peso do fardo que acumulamos anos e anos. É uma descoberta maravilhosa quando vemos que o sorriso nos aproxima das pessoas, elimina o estresse que durante anos tirou a nossa paz de espirito, rejuvenesce a alma, dar um novo brilho no olhar. O sorriso tem o poder de eliminar medo, raiva e dor, a mulher tem uma das armas mais poderosas contra a violência domestica só que não sabemos usa-la e muitas não a conhecem, diante da nossa fragilidade não sabemos como destruir o canhão demolidor do amor próprio. O nosso próprio companheiro. Nós durante anos damos a ele o poder de aos pouco ir destruindo o que temos de mais precioso, o nosso amor próprio, nossa autoestima, quando acordamos a impressão é que estamos, vivendo em um pesadelo. Nós mulheres ouvimos a vida inteira que somos um ser frágil incapaz de resistir às batalhas, mas não é verdade somos mais forte do que imaginamos, podemos sim enfrentar todas as adversidades que a vida nos trás. Podemos voar bem mais alto do que muitos imaginam. Podemos dar o voo dá liberdade!

3 comentários:

edna figueiredo disse...

Olá Marlene,
Encontrei seu blog por acaso, li algumas postagens enquanto
as lágrimas rolavam pelo meu rosto.
Me identifiquei muito com sua historia.
Vivi(ainda sou casada) um casamento doente, onde me anulei e ainda me anulo.
Estou casada a mais de 20 anos. Nestes anos sofri de tudo. Humilhação, medo,
rejeição, tortura psicológica... durante muitos anos pensei que o erro estava em mim.
Ele sempre, sempre me fez pensar assim. Peguei todas as culpas para mim.
Passei por coisas que só de lembrar tenho náuseas...
De 4 anos para cá, as coisas ficaram tão difíceis que entrei em depressão profunda.
Desenvolvi transtorno do pânico em um grau tão elevado que passei a ter aritimia cardíaca.
Foram tantas torturas psicológicas, tantos medos, tanto sofrimento, tanta descoberta de coisas tristes, que não dei conta.
Não tive forças para me separar e ainda não tenho. Em meio a tanto caos , tanta fragilidade, sem dinheiro, precisando de muitos remédios,tratamentos, não tive outra saída, a não ser continuar aprisionada a um casamento que tanto me faz sofrer.
Me sinto culpada por ser tão covarde, tão fraca...Mas só quem vivi sabe o quanto é difícil libertar. Ainda mais quando deixamos nossa vida quando casamos, para cuidar apenas da família. Não pense que não quis trabalhar, sempre fiz uma coisa ou outra, desde que eu sempre estive disponível em casa, para cuidar de tudo. Tudo mesmo. Fui Pai e mãe, dona de casa, babá...resumindo, um casamento onde o marido só trás o dinheiro que achar que deve e o nunca quer saber de dos problemas que uma família tem.
Isto não seria um problema, se ele tivesse caráter , fosse companheiro,um marido, não um opressor.
Passei por tantos sofrimentos, que as vezes penso que nem é real.
Vou tentando seguir minha vida, e coloco no meu blog apenas coisas relativamente alegres. Assim eu me sinto um pouco melhor.
Meu marido só não apagou em mim a fé. Só não destruiu a união e a cumplicidade entre mim e meus filhos. Apesar de tudo, sou feliz e sei que um dia irei me libertar.
Sei que tudo tem uma razão de ser, e que Deus é maravilhoso e está sempre comigo.
Meus filhos são a única coisa boa que veio dele.
Abraços, continue com sua fé e eu continuarei aqui cada vez mais buscando minha saúde de volta e louvando a Deus por eu não ter morrido.

Marlene Monteiro disse...

Olá Edna, bom dia. Fiquei muito emocionada com o seu comenterio não nego que chorei ao ler.
Sei que não é fácil a vida dentro de um lar destruido pela violência domestica, somos guerreiras, não sabemos de onde vem força para sobrevivermos.Edna sei que você é capaz de ir muito além do do que a sua visão alcança, seja forte minha querida busquei ajuda profissional se recupere, sei que todos os problema que surgiram ao longo desse casamento são emocionais, um psicologo vai te ajudar muito, não sei se na sua cidade tem ajuda para as mulheres que sofrem com esse tipo de violência, se tiver não tenha vergonha de buscar; um psicologo vai te ajudar a descobrir o que realmente você quer, eles nos ajuda a regastar a força que temos dentro de nós, e não sabemos. Não demore minha amiga, cuida de você ponha um sorriso neste rosto tão bonito, recupere a sua autoestime, descubra o mundo de possibilidades que esta aí fora te esperando. Bjs.

Marléne Monterio

edna figueiredo disse...

Oi Marlene, tenho acompanhamento psiquiátrico e psicológico a mais de dois anos.
Tive uma grande melhora, pois cheguei a ficar na cama por muito tempo. O transtorno do pânico é uma doença traiçoeira, assim como a depressão e a tanolofobia. ( medo sem controle da morte e da dor que ela causa a quem amamos).
As vezes as crises chegam com tanta força que me sinto morrer o tempo todo.
Esses dias estou assim.
Mas como te disse, Deus é maravilhoso e tem ouvido minhas orações.
Meu marido está mais humano. Tenho visto uma mudança pra melhor nele.
Não é fantasia, não sou de fantasiar essas coisas. Apenas tenho observado e
visto que Deus o está transformando.
Preciso dele, e ele tem estado solícito em me ajudar. Tem tido um pouco de paciência
e tem buscado a Deus.
Creio no poder do milagre da oração.
Só quero me curar e viver sem tanto medo da morte.
Muito obrigada pelo carinho.
Mais uma vez; desculpe invadir seu espaço.
P.s. Não pense que sou triste ou pessimista; sou alegre e amo a vida!
Beijos, Deus esteja sempre com você.