domingo, 10 de dezembro de 2017

Julgada Pela Sociedade.

Sabemos que existem muitas mulheres que vive o mesmo drama, paralisadas diante de uma situação na qual o medo de reagir é maior do que a vontade de dá um grito de socorro. As ameaças que são feitas, a mãe ou mesmo a criança; intimidam, deixando o seu agressor livre para continuar abusando das suas vitimas. O mesmo é consciente do domínio que exerce sobre elas. Ele sabe que é o macho da espécie, que o território lhe pertence; acredita que nada vai lhe acontecer a justiça não vai ser feita! Ele esta seguro, ninguém imagina que dentro daquela família está acontecendo atos de violência; a sua imagem nunca será manchada perante a sociedade! E, assim ele continua tendo total poder sobre a situação. Muitos; tem prazer pela força que tem sobre as vitimas, a sua autoridade é exercida com rigor diante da família, todos são obrigados a obedecer. A palavra eu não quero! Eu não permito! É a mais usada dentro de um lar comprometido pela violência domestica. Nós mulheres nos tornamos objetos dos nossos maridos, ou o seu brinquedo de estimação? Não sei se alguém trataria um brinquedo de estimação da mesma forma que eles nos tratam, com tamanho desrespeito.

 Quando nós mulheres não temos força para reagir somos criticada e julgada pela sociedade. São muitos os comentários maldosos. Ela aceita por que quer. Deveria largar tudo e ir embora de casa. Infelizmente é fácil para quem esta fora da situação fazer o seu julgamento, olhar a mulher como responsável pela vida que ela esta levando dentro daquele lar. A sociedade não se preocupa em observar como está o psicológico da vitima. Eu sempre falo a violência domestica é cruel, ela é silenciosa. O agressor vem preparando a sua vitima aos pouco, ele vai manipulando silenciosamente semana sim, semana não, ele não quer assustar a sua presa, ele tem que destruir a sua autoestima, o seu amor próprio, mas aos pouco, o trabalho é lento e cauteloso. É dentro de quatro paredes que ele realiza a sua obra prima, mantendo a vitima sua refém, sem qualquer perspectiva de um dia ver a sua vida transformada. Muitas vezes esquecemos o que é ser livre. Temos até medo de pensar acreditando que eles advinham os nossos pensamentos.

 É triste sabermos, que nos dias de hoje ainda acontece fatos como esses na nossa sociedade. Acompanhando o desenvolvimento da tecnologia, a evolução do ser humano é difícil de acreditar que o homem tem a capacidade de destruir a sua própria família. O mais assustador é que não se restringe a um único país, esse desiquilíbrio humano acontece no mundo inteiro poderíamos dizer que é um problema que se manifesta diante da crise econômica. Também não é. Ele esta relacionado a todo o nível social, a todas as classes econômicas. Então eu me pergunto o que faz um homem que se mostrava tão carinhoso em um relacionamento e logo após o casamente se transforma radicalmente, levando um príncipe a virar um sapo do mais asqueroso? (Morro de medo de sapo. Tenho horror) Esquecendo todas as juras de amor. Deixando a desejar anos de relacionamento onde os dois riam brincando e fazendo planos para o futuro. Futuro que chegou trazendo dor e amargura para ambos. Esquecendo que no inicio tudo era flores, os dois se completavam, mostrando para mundo o quanto se amavam. O sonho acabou a realidade é bem diferente do que eles imaginavam, os banhos de chuva que os faziam delirar, hoje são banhos de lagrimas. O amor se foi deixando a dor da solidão. E o mais cruel é a solidão á dois.

2 comentários:

Unknown disse...

O sapo minha amiga é o menor dos problemas.
Os sapos que nos rodeiam é que devem nos preocupar.

edna figueiredo disse...

Olá Marlene,
Quanta verdade em seu texto! Somos julgadas sem direito a defesa, somos condenadas, criticadas, crucificadas por quem está do lado de fora.
Só quem vive um relacionamento onde o homem e um agressor, sabe do medo que toma conta da gente. Ele pode não ser um agressor físico, mas um agressor psicológico que tortura e suga as energias da sua vítima até ela se ver sem forças, paralisada.
Só quem vive algo assim sabe como dói, como é difícil se libertar. Quase ninguém consegui. Infelizmente.
Gostaria muito de entender o que leva um homem a ser assim. Acho que não existe explicação. Então não terei essa resposta.
Cada post que leio, mais te admiro!
Beijo no coração, muita força e muita fé em Deus sempre!