sábado, 1 de junho de 2013

A Dor do Retorno....


Nasci em um lar humilde, no campo e sem conforto. Tive uma vida de sacrifícios, mas nunca presenciei uma discussão entre os meus pais. Sempre houve respeito entre eles e se acontecia alguma briga, os filhos nunca ficaram sabendo. Tudo era resolvido entre os dois, não existia plateia. Ao contrário da minha casa, que não se conhecia a palavra respeito. Como tudo estava bem na parte financeira, ele resolveu que iríamos passear em Pernambuco, pois queria conhecer minha cidade natal, Poção. Era o ano de 1986. Eu, estava voltando ao meu lar com um marido e duas crianças, uma de 4 e outra de 3 anos. A minha irmã Luiza tinha ganhado neném e nos convidou para sermos padrinhos da criança. Aproveitamos a oportunidade e fomos para batizar o bebê.

 Chegamos em Pernambuco foi tudo uma festa, todos alegre. Nós estávamos Sempre passeando, revendo os amigos que há muito tempo não os via, mas dentro de mim estava doendo muito a saudade do meu pai. Em cada lugar, em cada objeto, estavam as lembranças dele. Naquelas terras que ele cultivou, nas árvores que ele plantou e deram frutos, nas cercas que fez; todas as coisas que ali existiam me falavam dele. Daquele homem simples, honesto, digno de caráter, que trabalhou sua vida inteira para criar os filhos. Com suas mãos calejadas, não importava se chovia ou fazia sol, estava dando duro para não deixar faltar o necessário à sua família. Aquele pai sem estudo, mas com tamanha sabedoria. Sabedoria essa que adquiriu não nos livros e sim em sua trajetória de vida. Nos ensinou os verdadeiros valores da vida, o carater a honestidade  o respeito à dignidade, foi essa a verdadeira riqueza que ele nos deu.

 Fui obrigada a aceitar a realidade: ele não estava mais ali, tinha partido para não mais voltar e por mais forte que fosse a minha dor, teria que me conformar. E continuar com a minha vida. Teria que aprender a viver sem ele. De alguma forma, ainda tinha a ilusão de que o meu pai estaria lá, pelo fato de não ter participado do seu velório, do seu enterro. Por não ter estado presente e compartilhado a minha dor com os demais. Fui obrigada a sofrer sozinha e sufocar tudo que estava sentindo. E ainda ouvir que era a única responsável pela morte do meu pai, que por causa de mim meus irmãos estavam sem pai e minha mãe sem marido. Agora eu estava no lugar onde as lembranças eram mais presentes, pareciam estar vivas dentro de mim e mais uma vez eu teria que ser forte. Precisava ser forte para a minha sobrevivência.

Nenhum comentário: