domingo, 4 de fevereiro de 2018

O Sofrimento de Uma Mãe.

É com repugnância que a mãe presencia o abuso do pai contra os filhos, eles são vitimas de um relacionamento desgastado. Entre os pais não há mais respeito só agressão, os filhos sofrem ao serem obrigados a participarem do ringue que se tornou a sua casa. O pai tem facilidade em manipula à vida dos filhos, tendo total domínio sobre eles. Para ele é uma sensação agradável, não ter limite, saber que pode dominar a todos, com a certeza que não será punido diante dos familiares ou mesmo da sociedade, só o encoraja cada vez mais, causando tristeza e amargura no coração daqueles que se sentem refém da sua maldade; sem remorso ele segue com o seu objetivo, destruir a sua companheira; não importando quem ele esteja levando junto. O importante e satisfazer o seu ego. Os filhos não podem fazer nada, talvez pela submissão imposta pelo pai, ou pelo medo que os envolvem é difícil defini qual o motivo que os levam a se submeter uma situação abusiva, causando-lhe um desequilíbrio emocional, tornando-se jovens problemáticos muitas vezes descriminados pela sociedade. Alguns filhos se revoltam com a mãe por ela ser fraca e permitir que a situação se prolongue por tanto anos, na realidade eles preferiam ver a mãe como uma heroína, não como uma fracassada que se submete as agressões de um homem que no dia a dia denigre a sua imagem de mãe e de mulher, mas ela tem vergonha da vida que está levando, sente-se covarde, tem medo de reagir não sabe o que ele é capaz de fazer com ela ou com os filhos. Levando uma vida onde a desigualdade entre ambos é alimentada pelo silencio dando continuidade ao ciclo da violência doméstica.

 Ela se ver, em uma situação desesperadora, sem perspectiva alguma, a esperança que apareça uma luz no fim do túnel não existe. Ela é orientada pelos amigos a largar tudo e seguir em frente com a sua vida; deixando os filhos nesse mar de amargura, vivendo em conflitos com eles mesmos; ora se aproximando dela, ora a descriminando, dentro de um contexto de sofrimento ela presencia a falta de amor dos filhos e ver o resultado de uma educação aversa. E hoje ver os seus filhos desacreditando na instituição da família. Mas ela é mãe e tem consciência do que os filhos passaram ao longo dos anos e por mais que seja dolorido ela não tem coragem de seguir em frente os largando sem o apoio. Muitas vezes ela não é devidamente reconhecida pela sua atitude diante dos filhos, para eles ela não faz mais do que a sua obrigação, afinal ela é sua mãe. E nessa trajetória a família inteira é marcada pela violência domestica, e estão presos ao ciclo contagioso que vai envolvendo a todos em um desequilíbrio emocional deixando o ambiente indesejável, sem abertura para um convívio saudável. Cada um procura se, recolher no seu mundo de fantasia, fazendo perguntas onde as respostas nunca são encontradas, eles busca referencia nos amigos, ou preferem idealizar o pai perfeito; é menos dolorido falar para os amigos que o pai é um herói do que deixar que percebam que ele não passa de um tirano dominador que no dia a dia impõe o seu autoritarismo sobre a família.


  Em convívio com os amigos ele mostra-se um ser humano maravilhoso, é cordial e prestativo para com todos, está sempre brincando pagando a conta mostrando que o dinheiro não é problema, mas ao chegar á casa com a família ele se revela outra pessoa, negando o essencial para os filhos e a mulher, dinheiro nunca tem está sempre faltando, esqueceu que um dia o seu objetivo foi construir uma família e assumir a responsabilidade sobre ela, procurou fazer tudo ao contrario destruiu aqueles que um dia lhe foi confiado. Ele tinha tudo para ser um pai amoroso um ótimo chefe de família, mas a falta de amor o levou por caminhos contrario aos que lhe foi confiado; o ciúme o ódio que trazia dentro dele foi enraizando e alcançando a cada um da família quando menos se espera o solo está contaminado completamente doente, necessitando de muito cuidado para se recuperar. Só com muito amor e compreensão podemos restaurar um coração sofrido e decepcionado ao longo dos anos. Foi tanto sofrimento causado por alguém de quem se esperava amor, proteção, mas com o tempo eles foram vendo que aquele lar que deveria ser um santuário para receber todos ao final do dia, tornou-se um ambiente indesejável. Que voltar pra casa tornava-se um motivo de tortura

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de te fazer uma pergunta que ao mesmo tempo é uma reflexão.
Você citou que era traída, outras mulheres que passam e passaram situações semelhantes a sua eram traídas também.

Quando se pergunta a mulher o que ele espera de um homem pra se relacionar, geralmente a resposta é uma homem educado, trabalhador, amigo etc. Mas esses homens não eram românticos, educados, amigos nem nada disso.
Muitos não são ricos ou bem de vida financeiramente.
Aí eu pergunto, como homens assim conseguem amantes? Como conseguem em alguns casos com aparente facilidade novas mulheres ou relacionamentos com mulheres diferentes ao mesmo tempo?

Muitas dessas amantes ou a maioria sabem que esses homens são casados e mesmo assim se relacionam com eles, as vezes por muito tempo.
Tem mulheres que sentem tesão por esses homens, só pode ser.
O que você pensa sobre isso?

edna figueiredo disse...

Olá Marlene,
Vim te agradecer por todo carinho comigo e te desejar todo sucesso do mundo com seu livro!
Te admiro. Beijos, Deus esteja com você!